Contato:
massacrebr@hotmail.com.br

O Massacre Da Serra Elétrica: Curiosidades

Em 1974, Tobe Hooper e Kim Henkel lançavam o filme 'O Massacre Da Serra Elétrica' (The Texas Chainsaw Massacre), um filme de terror trash independente e de baixo orçamento que não teria nem chances de ser um filme de sucesso e até se tornar uma franquia, porém eles estavam errados.
O filme causou uma das maiores polêmicas cinematográficas da história, com sua violência explicita porém poucos segundos de gore. Tobe, fez realmente uma obra de arte macabra.
Separamos aqui algumas das muitas curiosidades do filme original:


-A atriz Marilyn Burns realmente sofreu em algumas cenas. Por exemplo, na cena da floresta, onde Leatherface a persegue sem parar, ela esbarrou em alguns galhos e se cortou de verdade em algumas vezes.

- Durante a cena de jantar próximo ao final do filme, quando o homem da serra elétrica corta o dedo de Sally, ele realmente o corta! Isso porque não foi possível fazer com que o sangue falso jorrasse do tubo que ficava atrás da lâmina.



- A atriz que interpretou a personagem Pam que ficou pendurada em um gancho, foi na verdade suspensa por uma corda de nailon que ficava entre as suas pernas, o que causou muita dor à atriz.

- O Massacre da Serra Elétrica não foi lançado na Austrália até o início dos anos 80.

- O diretor Tobe Hooper disse que teve a ideia do filme enquanto estava em uma loja de ferragens lotada. Enquanto pensava em um jeito de passar pela multidão, ele avistou a serra elétrica.

- Quando O Massacre da Serra Elétrica foi lançado, a audiência o achou tão chocante que muita gente simplesmente foi embora no meio do filme na pré-estreia.

- O Massacre da Serra Elétrica foi produzido com um orçamento inferior a US$ 150 mil, e rendeu mais de US$ 100 milhões em todo o mundo.


- Tobe Hooper não conseguiu lançar o filme em 1973, já que foi considerado brutal demais. Devido a isso, O Massacre da Serra Elétrica só foi lançado no final de 1974, por distribuidores desconhecidos.

Sacos para vômito eram distribuídos para as pessoas antes do começo do filme.

- Foi o primeiro e mais importante filme de uma nova tendência de violência explícita e muitas cenas de sangue com alto teor de terror psicológico.


- Assim como muitos outros filmes o fizeram ("Psicose", "O Silêncio dos Inocentes", entre outros), O Massacre da Serra Elétrica tem como inspiração principal a figura do psicopata Ed Gein, que aterrorizou uma cidade chamada Plainfield, nos EUA, durante os anos 50.


- A franquia em torno de O Massacre da Serra Elétrica ainda inclui um vídeo game lançado em 1983 e dois documentários produzidos diretamente para o vídeo. "The Texas Chainsaw Massacre: A Family Portrait" (1988) foi dirigido e escrito por Brad Shellady, trazendo depoimentos dos atores do filme original, além da presença do famoso colecionador Forrest J. Ackerman, editor da revista "Famous Monsters of Filmland". E o documentário inglês com cenas de bastidores "The Texas Chainsaw Massacre: The Shocking Truth" (2000), com direção e roteiro de David Gregory, narração de Matthew Bell e com a participação de vários nomes envolvidos com os filmes.


-As filmagens ocorreram em "Austin", uma pequena cidade do Texas onde nasceu o diretor Tobe Hooper.

-O personagem "Old Man" da família canibal, recebeu o nome de "Cook" (Cozinheiro) na continuação de 1986, e foi interpretado pelo mesmo ator Jim Siedow nos dois filmes.

.
-O nome original estava previsto para ser "Leatherface" ou "Headcheese", e somente perto do lançamento do filme é que foi escolhido o título definitivo de "The Texas Chainsaw Massacre".

-O nome do filme, no Brasil, contém um erro grotesco. O correto e ideal seria traduzir o original para algo como "O Massacre da Moto-Serra no Texas", pois o instrumento utilizado por "Leatherface" para retalhar suas vítimas é uma moto-serra movida por combustível líquido e não elétrica.


-O Massacre da Serra Elétrica foi censurado e proibido em vários países como Inglaterra, Alemanha, Finlândia, Suécia e até aqui no Brasil, durante a Ditadura Militar.

-A atriz Marilyn Burns que interpreta Sally, foi a primeira Scream Queen (Rainha do Grito) do cinema e ficou um dia sem falar devido á suas cordas vocais se prejudicarem após serem usadas tanto.


-O Massacre da Serra Elétrica foi rodado em 16 mm, dando-lhe um ar sujo e realista, como um filme caseiro, o que contribuiu para a atmosfera do filme.

-Seguido por: "O Massacre da Serra Elétrica 2" (1986); "O Massacre da Serra Elétrica" (2003) - Refilmagem do original de 1974; "O Massacre da Serra Elétrica: O Início" (2006).


-Em 2013 foi lançado o remake The Texas Chainsaw 3D, que conseguiu desbancar O Hobbit - Uma Jornada Inesperada do topo das bilheterias dos EUA.




0 comentários: